ACONTECE EM OUTEIRO O PRIMEIRO PRÉ-DNJ DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM

“Oi que prazer, que alegria, o nosso encontro de irmãos”(Sl 133/132). As palavras do salmista expressam a felicidade vivida neste sábado (15), na atividade preparatória ao Dia Nacional da Juventude (Pré-DNJ). Este primeiro Pré-DNJ 2012 da Arquidiocese de Belém/PA, aconteceu na Ilha do Outeiro e reuniu diversos(as) jovens das Regiões São João Batista, Santa Cruz, São Vicente e Menino Deus (que apesar de ser a mais distante das demais, estava em maior quantidade).

O encontro, teve como propósito refletir sobre os impactos da violência na saúde pública e na vida dos(as) jovens. Na ocasião, Silvana Sarmento facilitou esta análise e apontou algumas pistas para a juventude frente aos problemas que vem enfrentando.

Eduardo Soares também trouxe algumas contribuições, pontuando o consumo e o tráfico de drogas, os acidentes de trânsito e a Aids como principais problemas de saúde enfrentados pela população juvenil.

Durante a programação, alguns(mas) jovens trouxeram contribuições importantes que somaram ao debate proposto. Além disso, houve também momentos de animação e oração, além da troca de experiências e ideias de como mobilizar os(as) demais grupos de jovens da Pastoral da Juventude e de outros movimentos para o DNJ 2012 que acontecerá dia 27 de outubro em Marituba/PA.

O Dia Nacional da Juventude é uma atividade realizada há mais de 25 anos em todo Brasil e este ano tem como tema “Juventude e Vida” e lema “Que vida vale a pena ser vivida?”, tendo também como referencial bíblico-teológico o trecho bíblico “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

Comentários