APRESENTAÇÃO

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é uma das atividades permanentes realizada sempre no último domingo de outubro desde 1986, por iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil (PJs). Esse ano o tema é Juventude e Vida e o lema "Qual vida vale a pena ser vivida?". A iluminação bíblica da atividade é "Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), com enfoque na integralidade da/o jovem.

O DNJ é a atividade mais importante do calendário anual da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém (PJA). É quando unimos corações e mentes, não só das/os jovens das centenas de grupos de base espalhados por toda a Grande Belém, mas também com outras experiências juvenis que compartilham conosco a mesma caminhada em defesa da vida.

Como organização da Igreja Católica, a PJA assume as orientações do documento 85 da CNBB sobre o direito a vida: “Face à situação de extrema vulnerabilidade a que está submetida a imensa maioria dos jovens brasileiros, é necessária uma firme atuação de todos os segmentos da Igreja no sentido de garantir o direito dos jovens à vida digna e ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. Isso se desdobra e concretiza no direito à educação, ao trabalho e à renda, à cultura e ao lazer, à segurança, à assistência social, à saúde e à participação social”.

Encaramos o DNJ como um espaço de formação, conscientização e mobilização, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora e na construção da paz. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2012 e com a Campanha Nacional Contra o a Violência e Extermínio de Jovens, queremos pautar a violência e a saúde, em vista da qualidade de vida e do bem-viver.

Na Arquidiocese de Belém, o DNJ 2012 acontecerá no dia 27 de outubro, na Paróquia de Menino Deus no município de Marituba/PA, através de uma grande marcha iniciando na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, seguindo pelas ruas até a Paróquia Menino Deus, concluído com celebração e show cultural. Precedendo, os(as) jovens estarão refletindo nos grupos de base, nas escolas e demais espaços, sobre a temática e sensibilizando os grupos ligados à PJ e aos demais segmentos juvenis sociais e eclesiais da Região Metropolitana de Belém a mobilizar-se em luta no combate a violência e o extermínio da juventude e na promoção da cultura de paz.

Pela vida da juventude, continuaremos a marcha pela vida!

Comentários